top of page

Madeira em área molhada, pode?

A madeira é um material bastante versátil e atemporal, costuma ser a escolha de acabamento para diversos ambientes da casa pois proporciona aconchego e sofisticação. Para não transformar seu ambiente em uma "casa da árvore", o truque é usar a madeira composta com outros materiais de acabamento, assim é possível compor diversos estilos de ambientação. Por exemplo, em cozinhas de estilo rústico, você pode combiná-la com pedras e tijolos aparentes. Para criar um ar sofisticado, combine com mármore, vidro ou metal.

Imagem: Pinterest

Mas quando o assunto é colocar madeira em bancadas e áreas molhadas é que começa a POLÊMICA! Muitas pessoas deixam de utilizar a madeira nestas áreas, pois popularmente é sabido que "Não se coloca madeira perto da água!". Com certeza, água e madeira não é significado de durabilidade se esta não for tratada para prevenir absorção. Existem tipos de madeiras e tipos de tratamento pré-instalação que permitem a composição de madeira em ambientes molhados que garante grande durabilidade.


Imagem: Pinterest


Para tirar esse medo e estigma do uso da madeira, vamos te ajudar com algumas dicas:


Sempre que o contato com a água for constante, o ideal será usar madeiras mais duras, que são mais impermeáveis. É importante fazer uma pesquisa, pois cada madeira possui características diferentes no que diz respeito a tonalidade das cores, robustez e densidade. Para a finalidade em questão, os tipos de madeira mais indicados são o carvalho, nogueira, faia, eucalipto, pinus, jacaranda, gameleira, sucupira, mas pode ser também jatobá, ipê ou peroba-rosa que tem essa característica. Mas nem só de madeiras nobres se faz bancada, existem lançamentos na área de compensados que são à prova d’água, um exemplo é o MDF verde que é produzido por camadas finas de madeira, coladas com resina certificada pelo ISO 9001 (e que é à prova d’água).


Imagem: Pinterest


Para se tornarem aptas à aplicação em áreas onde a uso frequente de água, as bancadas de madeira recebem tratamento específico com resinas, vernizes e impermeabilizantes. Esse cuidado faz com que resistam a umidade a qual estarão expostas. Outro cuidado importante é prevenir a madeira de ataques, aplicando fungicida e cupinicida.

Imagem: Pinterest


Para quem ainda assim fica com o pé atrás ou quer evitar pesquisas e cuidados, há a opção de uso de porcelanatos que imitam madeiras. Hoje em dia existem opções intermináveis de tipos de acabamento e qualidades, estes variam entre os naturais (ideais para uso externo) até os mais sofisticados, com impressão HD, imitando tábua corrida e madeiras trabalhadas. Bonitos e resistentes, os porcelanatos tipo madeira podem ser uma opção caso não queira apostar na madeira natural.


Imagem: Pinterest


Quer uma ajuda para desenvolver seu projeto de cozinha ou banheiro com madeira? Nós podemos te ajudar! Entra em contato conosco para desenvolver o seu projeto!

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page